3 de fevereiro de 2014

Artesão da Semana: Estrelinha Verde

Num mundo cada vez mais industrializado, o artesanato é cada vez mais procurado por aqueles que querem uma peça única e original. Mas quem nunca sentiu a curiosidade de saber quem é a pessoa por de trás de uma peça?


Cristina Carvalho é a artesã por de trás do projecto Estrelinha Verde, que esta semana está em destaque na With Love - Loja Colaborativa. Natural de Machico - Madeira, Cristina mostrou interesse pelo artesanato muito cedo, ainda em criança.
Saiba um pouco mais sobre o seu trabalho e as suas inspirações.


Quando e porque começou a executar peças de artesanato?
Comecei a criar as minhas prendas aos 5 anos, quando um dia quis fazer uma prenda para a minha madrinha. Lembro-me que criei um cantarinho com arame e papéis de rebuçados. A veia da reciclagem afinal já estava em mim e eu só a descobri há pouco tempo… Depois de uma temporada fora do país, voltei com outro ponto de partida, o da criação do meu próprio negócio, que incidiu na reflexão de tornar mais sustentável o nosso consumo e de dar vida a produtos no fim do seu ciclo de vida.

Como aprendeu?
Não aprendi! Herdei!… O meu foi professor de Educação Visual e Tecnológica. Só me revejo com essa explicação…

O seu projecto é: Estrelinha Verde, porquê este nome?
Estrelinha é a minha alcunha de capoeirista. Ao Verde juntei a causa ecológica e surge naturalmente a Estrelinha Verde!

Fale-nos um pouco sobre o seu projecto. Que tipo de trabalho faz?  Quais as técnicas que usa? Quais os principais materiais e ferramentas? Como é que caracteriza o seu estilo?
A pertinência deste projeto centra-se num desenvolvimento sustentável, que passa pelo entendimento da importância da educação da reciclagem. Pretendo, sobretudo, combater o consumo desnecessário, poupar matérias-primas cada vez mais escassas e reduzir resíduos.
Vários são os factores que complementam a origem e fundamentação da ideia do projeto Estrelinha Verde. A proteção ambiental, é um deles, tendo em conta que é possível reduzir a poluição, conservar recursos e mudar mentalidades.
A Estrelinha Verde assume assim um estilo sustentável.

Na loja temos várias peças suas, qual a que destaca? Porquê?
Dizem as mães que é difícil escolher qual o “filho” que mais gostam, mas destaco o nascimento do Menino Jesus, no Presépio Nespresso, como uma peça ex-libris.

Quais as principais características desta peça? Técnicas e principais materiais?
Todos os materiais usados na Estrelinha Verde são reciclados. E tudo o que possivelmente já teve o seu fim de vida, ainda pode ter alguma utilidade. O presépio, é feito com cápsulas de café e tem como base uma caixinha de blush. A técnica utilizada é de moldagem e colagem. 
Simples e ecológico!

Quanto tempo demorou a executar?
Ao contrário do que se possa pensar, as peças pequenas são realmente as mais trabalhosas. Os presépios desta coleção levam cerca de uma hora a serem executados.

Ao iniciar a peça que destacou, teve alguma fonte de inspiração e preparação ou surgiu com naturalidade? É assim com todas as peças que faz?
Confesso que surgiu com naturalidade… bastou-me olhar para os objetos e agi!  Na maior parte das vezes é assim que funciona. A limitação está nos objetos que tenho a meu redor, a partir daí, é Re – Criá-los!

Qual a sua opinião relativamente ao conceito das lojas colaborativas? Acha que colocar as suas peças numa loja colaborativa pode ajudar a divulgar o seu trabalho?
Adoro o conceito de partilha! Sinto que “parceria” é a palavra de ordem neste projeto. Aqui não é encarada apenas como uma palavra bonita, mas como um caminho responsável e absolutamente necessário num mundo que se quer de mais de partilha e de maior rentabilidade (with some Love)!

E quanto a projectos para o futuro, tem algum objectivo ou alguma expectativa que deseja compartilhar?
O meu projeto de sonho consiste na estruturação e criação de um atelier de reciclagem de design de mobiliário e acessórios.








Sem comentários:

Enviar um comentário